quinta-feira, 17 de março de 2011

ATRAVESSANDO PARA VITÓRIA. PONTE FLORENTINO AVIDOS.

PONTE FLORENTINO AVIDOS.
Ponte Florentino Avidos A Ponte Florentino Avidos tem cinco módulos de estrutura metálica, razão pela qual também é muito conhecida como Cinco Pontes. Esta estrutura foi comprada pronta da Alemanha e montada em 1928, no governo Florentino Avidos, sendo a primeira ponte a ligar Vitória a Vila Velha. Essa ponte foi comprada e desmontada e trazida para o Brasil, uma empresa alemã a projetou e a construiu em Vitória. Ponte originalmente ferroviária, desde a década de 30 está disponivel para o transito de veículos.

No ano de 1906, a Companhia Porto de Vitória recebe concessão do Governo Federal para efetuar estudos e organizar um projeto com o porto sendo construído em Vitória. Pensando no aprofundamento da parte do ancoradouro, no aumento do calado das embarcações e na construção de uma ligação entre Vitória e o continente, o projeto, de responsabilidade do engenheiro Emílio Schnoor, prevê a construção de uma ponte para alimentar de produtos o novo porto. Em 1910 o plano de obras descreve a ponte e a projeta para ter inicio na linha ligando o extremo do cais do porto na Avenida Schmidt à Ilha do Príncipe. As obras são iniciadas pelo governo Jerônimo Monteiro (1908 a 1912). Em 1914 devido a Primeira Guerra Mundial, as obras da ponte são paralisadas.
O projeto da ponte é alterado significativamente, planejando-a para um uso mais duradouro. Já em 1926, o projeto e orçamento da ponte com todas as obras e trabalhos conexos são aprovados pelo Governo Federal pelo decreto nº. 17.289, de 22 de abril. A ligação se daria pelos terrenos da firma A. Prado & Cia, ao extremo oeste da Ilha do Príncipe, contornando-a pelo seu lado oeste e seguindo pela Avenida Cleto Nunes até o cais do porto. Sua extensão ainda contornaria o morro da Santa Casa de Misericórdia e os fundos dos armazéns de café existentes no cais Schmidt. Os trabalhos da ponte ficam a cargo da firma francesa Societé de Construction du Port de Bahia S.A. e são divididos em infra-estrutura e superestrutura. A infra-estrutura consistia em saneamento dos encontros norte e sul do canal e todo trabalho técnico de assentamento dos pilares. O fornecimento da superestrutura é contratado, no dia 15 de junho, com a fábrica alemã Maschinenfabrik Augsburg Nuremberg, sendo sua construção fiscalizada pelo Dr. Moacir Avidos. Da própria fábrica veio um engenheiro e sete contramestres para dirigir a construção das fundações, montar e instalar a ponte.
O comprimento foi estabelecido em 330 m para a ligação com o continente, composta de 5 vãos de 66 m cada um de eixo a eixo de pilares e 1 único vão entre Vitória e Ilha do Príncipe com também 66 metros. Em 6 de julho de 1926, e feito o lançamento da Pedra Fundamental com a presença do Presidente da República Washington Luiz. Em 11 de fevereiro de 1927, Moacir Avidos chega da Europa e dá início as obras da ponte. Em 17 de fevereiro do mesmo ano e feito o lançado ao mar o primeiro caixão metálico para construção de o primeiro pilar na ligação com o continente. 
No dia 01 de março chega a Vitória o engenheiro e os sete técnicos enviados da M.A.N. para iniciar a montagem da estrutura metálica que veio desmontada em porões de navios. No ano de 1928, em 27 de junho a ponte é inaugurada pelo Presidente do Espírito Santo Dr. Florentino Avidos. Nessa ocasião é designada como a ligação entre Vitória e o continente. A primeira ponte (Florentino Avidos), inaugurada em 1928, ligou o coração de Vitória com os fundos de Vila Velha.
A Ponte Florentino Avidos, mais conhecida como “as Cinco Pontes”, recebeu este nome, pois foi construída no Governo de Florentino Avidos, entre os anos de 1924/1928, e se tornou o principal indicador do desenvolvimento da região. Na década de 30 são feitos estudos realizados pelo DAE resultam na colocação de adutora para abastecimento de água de Vitória, que anteriormente era realizado por canos subterrâneos na baía. A tubulação transportadora de águas seria retirada do fundo da baia de Vitória e transportada para as pontes recém construídas. Em 1º de setembro de 1930 o Interventor João Punaro Bley manda colocar placa sobre a ponte, em todos os acessos, nomeando-a Ponte Florentino Avidos. 




Em 11 de junho de 1941, cruza a ponte o Primeiro Trem sob a supervisão do engenheiro Antonio Francisco de Athayde, em direção ao Porto de Vitória, com carga de minério de fero e café. No ano de 1966, o DAE instala adutora do lado direito sentido Vitória x Vila Velha, retirando a passarela original e instalando mãos francesas. Em 28 de agosto de 1980 é feita a contratação pela Contratação pela CESAN, substituta do DAE desde 1968, do engenheiro José Ignácio Dantas para cálculo estrutural das passarelas que seriam instaladas sobre as adutoras. Em 1981 a CESAN substitui a adutora, instala nova passarela mais alta e reforçada restabelecendo-a do lado direito. Em 1986 o DER-ES assume a ponte em nome do governo do estado do Espírito Santo em substituição à CODESA, promovendo ampla reforma devido ao seu estado de abandono. Atualmente a ponte está sob supervisão do DERTES. Em abril, a ponte é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Em 1º de junho de 2005, e assinado o contrato de Convenio de Cooperação técnica e financeira entre a Fundação PROMAR e DERTES (Departamento de Edificações, rodovias e transportes do Estado do Espírito Santo). Em 10 de junho de 2005 é feita a publicação no diário oficial da união através da portaria nº 105 habilitando à captação de recursos o Projeto de restauração da ponte Florentino Avidos – PRONAC Nº 047002.





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