terça-feira, 15 de março de 2011

ILHAS ITATIAIA

 
Ilha Itatiaia

Formação rochosa voltada para a preservação da andorinha do mar, com vida marinha aparente, a Ilha é monitorada pela AVIDEPA — Associação Vilavelhense de Proteção Ambiental — através do Projeto Andorinhas do Mar. Durante os meses de maio a setembro é a época da desova das andorinhas do mar de bico amarelo (Sterna Eurygnata) e andorinhas do mar de bico vermelho (Sterna hirundinaccea), ficando restrito o desembarque aos técnicos do projeto.
A Ilha de Itatiaia é considerada o maior sítio reprodutivo das andorinhas do mar em todo o Atlântico Sul. Para monitorar a preservação destas espécies, bem como das áreas naturais, os moradores de Vila Velha se reuniram, há quase duas décadas, e formaram uma associação - a Associação Vilavelhense de Proteção ao Meio Ambiente (Avidepa).


agora vou passar uns dados que eu selecionei do www.avidepa.org.br



O litoral do capixaba possui diversas ilhas que se estendem desde a baia de Vitória até o município de Marataizes. Algumas delas têm destaque especial por suas importâncias ecológicas como sendo os únicos sítios reprodutivos de algumas espécies de aves marinhas migratórias, como as andorinhas-do-mar e de espécies residentes, além de abrigar em seu entorno considerável fauna e flora marinha.



Base de Apoio

As Ilhas Itatiaia são exemplo de onde, desde 1990, a AVIDEPA vem desenvolvendo trabalhos de recuperação ambiental, devolvendo as condições naturais o mais próximo possível da situação original, garantindo assim qualidade ambiental para todas as espécies que ali se encontram. Para tanto, foi instalada uma Base de Apoio na Ilha Boqueirão, ajudando nas atividades de conservação e recuperação, garantindo, a partir de 1992, que milhares de andorinhas-do-mar voltassem a reproduzir nas ilhas.







Administração
A administração das ilhas está a cargo da Secretaria do Patrimônio da União. Com a instalação da Base de Apoio pela AVIDEPA tem-se realizado o desenvolvimento de atividades de Conservação e Recuperação de Sítios Reprodutivo de Aves Marinhas, especialmente das andorinhas-do-mar, Sterna hirundinacea (andorinha-do-bico-vermelho) e Sterna eurygnatha (andorinha-do-bico-amarelo). O desembarque nas ilhas fica proibido durante a temporada de reprodução, que vai de maio a setembro, porém fora desse período é preciso zelar pela vegetação e limpeza das ilhas.

O Arquipélago
O arquipélago é constituído por sete ilhas que apresentam um grande potencial paisagístico e riquezas ambientais, despertando interesses do eco-turismo. Por estarem situadas a 800 metros da Praia de Itapuã, em Vila Velha, foram muito frequentadas por visitantes e pescadores desavisados que ali deixavam lixo, danificavam os ninhos das andorinhas e retiravam lenha da vegetação nativa para cozinhar mexilhões, comprometendo o sucesso reprodutivo das colônias das andorinhas-do-mar.

Conservação e Recuperação
A recuperação ambiental nas ilhas se dá a partir da instalação da Base de Apoio na Ilha Boqueirão, a qual é mantida em permanente funcionamento com a presença de funcionários, estagiários e pesquisadores, possibilitando a manutenção de atividades de conservação do ambiente insular, como retirada de lixo, colocação de placas informativas, manejo da vegetação e da fauna, limpeza dos reservatórios para captação de água de chuva e orientação aos visitantes sobre a melhor forma de visitação.
Com o manejo das plantas invasoras e a reposição de espécies nativas obteve-se uma melhoria significativa da qualidade ambiental, melhorando as condições para reprodução das andorinhas-do-mar do-bico-amarelo e do bico vermelho.

Puffinus lherminieri (pardelinha)
Cinco casais desta espécie reproduzem-se na ilha do Boqueirão, no arquipélago das ilhas Itatiaia, no período de julho a dezembro todos os anos. A Pardelinha faz ninhos em fendas de rochas e o primeiro registro desta espécie no Brasil foi feito para este local em 1993 (Efe e Musso, 1994), porém há vários anos elas já se reproduziam lá.
O monitoramento desta espécie consiste no acompanhamento dos ninhos, biometria de ovos, filhotes e adultos e anilhamento.

Ao visitar as ilhas
Estamos trabalhando para a Conservação e Recuperação Ambiental destas ilhas, para isto contamos com sua colaboração no sentido de conhecer e observar as seguintes normas:

.:O desembarque nas ilhas é livre, sendo que há restrições durante o período de reprodução;.:Não é permitido fazer acampamentos, fogo, churrasqueiras nem cortar a vegetação;
.:Deve-se caminhar pelas pedras;
.:A pesca só é permitida se estiver de acordo com a lei em vigor;
.:Deve-se recolher todo lixo produzido em uma sacola e leva-lo de volta à terra.

Assim você estará garantindo que na próxima temporada reprodutiva a ilha esteja em condições de receber nossas amigas andorinhas-do-mar para completar mais um importante ciclo de suas vidas. - Caso necessite de alguma coisa ou tenha alguma dúvida, converse com o responsável da base.


Nenhum comentário: