MATERIA RETIRADA DO SITE http://gazetaonline.globo.com QUE FOI AO AR NO DIA:
04/11/2010 - 16h26 - Atualizado em 04/11/2010 - 16h26
Farol de Santa Luzia de portas fechadas para os turistas
O local não recebe visitação, e a abertura depende de convênio entre prefeitura e Capitania dos Portos
CRISTIANA EUCLYDES -
O táxi chega e a decepção dos passageiros é perceptível. Após visitar o Convento da Penha e a Praia da Costa, o grupo de quatro turistas planejava terminar o passeio por Vila Velha no Farol de Santa Luzia. Mas encontrou o local fechado e sem orientações sobre os horários de funcionamento. A situação se repete há mais de um ano, e até o momento só existem previsões para a abertura do local no início do no que vem.
Uma das integrantes do grupo de turistas, Janete Schneider veio de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, para participar de um evento na Grande Vitória. Ela conta que recebeu muitas recomendações para visitar o local. "É frustante encontrar o farol fechado. Uma cidade linda como essa devia ter uma infraestrutura melhor, ter alguém pra receber os turistas", afirma.
Leia mais notícias da Residência
Também participante do evento, Herlley Carlos é de Anápolis, Goiás, e revela que estava ansioso para ver o mar do farol. "É a segunda vez que eu vejo o mar. Só eu da minha família pude vir, e queria muito levar uma lembrança pra eles, um souvenir ou uma foto. Mas vou voltar sem nada disso", fala.
As reclamações quanto às visitas no Farol de Santa Luzia começaram em 2009, quando a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos do Espírito Santo assinaram um convênio regulamentando a entrada ao local. As visitas só eram permitidas nos finais de semana, e quando pré agendadas nos dias úteis. Mas é possível identificar, de acordo com reportagens publicadas no jornal A GAZETA que mesmo com o acordo muitos turistas não conseguiram visitar o ponto turístico no ano passado.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha, José Antônio Caliman, a situação está sendo resolvida com a Capitania dos Portos, e a proposta é renovar o convênio. "Nós estamos discutindo um Termo de Ajuste de Conduta, para definir o que vai ser de responsabilidade da prefeitura e o que vai ser da Marinha", explica.
Ainda segundo Caliman, já está definido que fica por conta da Prefeitura de Vila Velha garantir o estacionamento, manter em funcionamento um posto de informações turísticas, disponibilizar guias para monitorar as visitas e preservar as pessoas que moram no farol. "Faltam fazer algumas adequações, mas a previsão é de que até o início do ano que vem o farol esteja aberto para visitas".
Já a Capitania dos Portos informou que é de sua responsabilidade garantir a segurança da navegação e manter o farol em funcionamento, para realizar a sinalização náutica.
Saiba mais sobre o Farol
O Farol de Santa Luzia foi construído em 1870 em Glasgow, na Escócia, a pedido do Barão de Cotegipe, ministro da guerra do império. A construção foi inaugurada no ano seguinte, quando o Imperador D. Pedro II a trouxe ao local onde se encontra hoje, no final da Praia da Costa.
O Farol mede 12 metros de altura e sua luz, produzida por uma lâmpada de 3.000 watts, atinge 15 milhas náuticas (27.780 metros). Funciona até hoje para orientar a navegação direcionada aos Portos de Vitória, Capuab e Tubarão. Atualmente seu funcionamento utiliza álcool, gás e eletricidade, um sistema automático que foi montado na França.
Confira as responsabilidades:
Prefeitura de Vila Velha:
- Garantir locais para estacionamento
Disponibilizar um posto de informações turísticas:
- Manter guias e monitores
Capitania dos Portos do Espírito Santo (Marinha do Brasil):
- Manter o farol em funcionamento
- Realizar a sinalização náutica
- Garantir a segurança da navegação
Nenhum comentário:
Postar um comentário