quinta-feira, 10 de março de 2011

Morro Pedra das Cabritas / Penedo

 Morro Pedra das Cabritas, Vila Velha
Proteção Legal: Publicada no Diário Oficial no dia 16/08/1994- processo 102/91, resolução 01/94
Pedra das Cabritas, assim é chamado o monumento rochoso localizado no bairro Santa Inês. Este local, por informação de antigos moradores, já foi chamado de "Sítio das Pedras", uma área de lazer onde eram criados cabritos.
O pedido de tombamento da Pedra das Cabritas foi feito pela Associação das Indústrias de Confecções de Vila Velha (Assicon - VV). No local foi criado o Micro Pólo Industrial de Vila Velha. A Associação solicitou a proteção daquele bem, com abrangência de uma área de aproximadamente 14.484,91 m2, com o objetivo de proteger o local e evitar que o mesmo fosse ocupado com moradias.


 Penedo, Vila Velha
Proteção Legal: Publicada no Diário Oficial no dia 07/10/83- processo 06/80, resolução 07/83
O Penedo ergue-se a 133 metros acima do nível do mar e é considerado o guardião da ilha de Vitória, marcando a entrada de uma baía de flutuação de mais de 2.500 metros de extensão, por 650 metros de largura, por onde navegaram nos séculos passados, os barcos dos colonizadores, e mais recentemente, os navios de inúmeros países. Servia de ponto de apoio para a defesa de Vitória. Apesar de estar situado em Vila Velha, faz parte do cenário da Baía de Vitória.
Este imponente monumento paisagístico, há muito decantado em verso e prosa, inspirou inúmeras crônicas do escritor capixaba Elpídio Pimentel, publicadas na revista Vida Capixaba, no final da década de 1920, e no livro "Quando o Penedo Falava". Saint Hilaire e Charles Frederick Hardt classificaram-no como Pão de Açúcar do Espírito Santo, quando visitaram o Estado no final do século XIX.

Nenhum comentário: