terça-feira, 15 de março de 2011

ILHA DAS GARÇAS

FONTE Www.avidepa.org.br


Localizada a 800 metros da Praia de Itaparica no litoral sul do Espírito Santo, a Ilha das Garças é a maior ilha do Município de Vila Velha e importante local de reprodução de três espécies de garças e do socó-dorminhoco.
Administração
Desde 1990 a Associação Vila-Velhense de Proteção Ambiental (Avidepa) vem realizando atividades de recuperação e educação ambiental na Ilha das Garças, com o objetivo de conservar os sítios para a reprodução das garças e garantir a conservação do ambiente natural para os visitantes. Em 1997 foi implantada uma base de apoio na ilha para dar suporte as atividades de conservação.A educação ambiental e o controle do desembarque na ilha no período de reprodução é necessário para que as garças tenham tranquilidade e segurança, tendo as placas a função de orientação aos visitantes.

As Garças
Na Ilha das Garças anualmente reproduzem três espécies de garças durante o período de novembro a março: A garça-grande, Casmerodius albus,a garça pequena, Egretta thula e a garça-vaqueira, Bubulcus ibis. Além do socó-dorminhoco Nycticorax nycticorax, porém fora desse período é preciso zelar pela vegetação e limpeza das ilhas.
Das três espécies de garças que se reproduzem-se nessa ilha, duas delas são nativas do Brasil; a garça-grande e a garça-pequena. A terceira, a garça-vaqueira é originária do Velho Mundo.

Flora
A recuperação do ambiente insular está sendo feita através da coleta do lixo acumulado ao longo dos anos, retirada das espécies estranhas da flora e substituição por mudas de espécies nativas, produzidas no viveiro da Avidepa.Desde 1992 vem sendo mantido um lote de mudas de feijão-de-boi Caparis flexuosa, espécie utilizada para a construção dos ninhos, que serão plantadas durante o projeto. Apesar do grande índice de visitação a ilha, a vegetação nativa continua em bom estado de conservação. Pode se observar várias espécies de cactus, bromélias e leguminosas.

Dentre as espécies nativas podemos citar: Schinus terebinthifolius (aroeira), Quesnelia quesneliana (quesnélia), Sophora tomentosa (vagem da praia), Jacquinia brasiliensis (pimenteira). que constam na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção (Portaria do IBAMA no 06-N de 15 de janeiro de 1992).
Ao visitar a ilha
.:O desembarque diurno é permitido. Não sendo permitido o pernoite sem autorização prévia;.:O lixo produzido deve ser recolhido em um saquinho e trazido ao continente pelo próprio visitante;
.:Deve-se tomar cuidado para não degradar a vegetação (não pisotear, não retirar plantas nativas ou plantar espécies exóticas);
.:Não trazer qualquer espécie de animal para a ilha;
.:A pesca só será permitida se de acordo com a legislação em vigor.

Nenhum comentário: